sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Ordem do Discurso

No encontro realizado no dia 28/04, discutimos "A Ordem do Discurso", obra na qual é reproduzida a aula inaugural de Foucault no Collège de France. Neste livro, o filósofo nos alerta sobre os poderes que controlam as práticas discursivas na sociedade.
.
Orientação: Prof. Dr. Pedro Navarro
Organização: Andréa Zíngara, Bruno Franceschini e Shirlei Doretto
.
A Ordem do Discurso
.
Ao ocupar a cadeira no Collège de France, onde Foucault substituiria Jean Hyppolite e lecionaria História dos Sistemas de Pensamentos, o filósofo fala de sua hesitação e temor ao ter que proferir seu discurso, possivelmente por estar ocupando o lugar daquele que foi seu “mestre”.
.

“No discurso que devo fazer hoje e nos que precisarei fazer aqui, durante anos talvez, gostaria de poder deslizar-me sub-repticiamente. Mais do que tomar a palavra, eu gostaria de ser envolvido por ela, e levado bem além de qualquer começo possível. Gostaria de perceber que no momento de falar uma voz sem nome tivesse me precedido há muito tempo” (Foucault, p. 8).

.

Assim nasce “A ordem do Discurso”, momento em que Michel Foucault nos coloca a par dos perigos que o discurso acarreta, nos direcionando para o seu método de análise da relação entre as práticas discursivas e as diversas formas de poder que as permeiam. Em nosso resumo apontaremos, em forma de tópicos, os principais aspectos do empreendimento do filósofo a propósito do discurso.

.

• Em todas as sociedades a produção de discursos é regulada, selecionada, organizada e redistribuída conjurando poderes e perigos.

.

• Procedimentos Exteriores de controle e delimitação do discurso:

- Interdição

- Separação/Rejeição

- Vontade de Verdade

.

• Procedimentos Internos de controle e delimitação do discurso:

- Comentário

- Princípio de Autoria

- Disciplinas

.

• Imposição de regras aos sujeitos do discurso:

- Ritual

- Doutrinas

- Apropriação social dos Discursos

- Temas Filosóficos relativos aos processos de delimitação dos discursos

.

• Três direções que o trabalho de elaboração teórica deverá seguir:

- Princípio de descontinuidade

- Princípio de especificidade

- Princípio da exterioridade

.
Referência
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Tradução Adalberto Oliveira Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário